Construindo diálogos com professores formadores sobre metodologias ativas e tecnologias digitais

Auteurs

  • Ariane Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Silvana Claudia dos Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.455
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Mots-clés :

Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Formação de professores

Résumé

Este artigo é resultado de uma pesquisa que tinha como objetivo investigar como os docentes do Departamento de Educação (DPE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atuam em diferentes licenciaturas, compreendem e experienciam as metodologias ativas e as tecnologias digitais na formação de professores. Considerando que essa abordagem possui um conceito polissêmico e partindo da hipótese de que as tecnologias digitais podem potencializar as metodologias ativas, é relevante a discussão desse tema. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa de tipo qualitativa. Como instrumentos metodológicos foram utilizados questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados identificamos que os professores compreendem as metodologias ativas como uma concepção pedagógica, uma abordagem de ensino planejada e pensada para o engajamento de seus alunos, e não como uma técnica. Já as tecnologias digitais ainda aparecem de forma muito tímida em suas práticas, como um artefato que auxilia no desenvolvimento de algumas atividades.

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Publiée

2021-09-15

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MARTINS, A.; SANTOS, S. C. dos. Construindo diálogos com professores formadores sobre metodologias ativas e tecnologias digitais. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 45–58, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.455. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/455. Acesso em: 27 nov. 2024.