PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.698
Abstract views: 734 / PDF downloads: 379

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Formação de professores, Narrativas, Experiências formativas

Resumo

O presente texto pauta-se em pesquisa qualitativa, cuja intenção foi analisar, por meio de narrativas, experiências que impactaram professores em processo de formação. Para isso, exploramos o conceito de experiência e situamos as narrativas autobiográficas como possibilidade de formação, dialogando com autores, como Peter Alheit (2006), Pierre Dominicé (2006), Josso (2007, 2010) e Christine Delory-Momberger (2010, 2012), entre outros. Os resultados nos possibilitam dizer que as narrativas de vida se constituem uma chave potente para a formação. A ação sobre si mesmo desencadeia processos complexos de significação e interpretação que questionam os quadros de referência até então utilizados para balizar a vida, favorecendo a produção de novos saberes que por si só provocam novas orientações biográficas, assentadas em uma maior autonomia adquirida com base no autoconhecimento.

Downloads

 PlumX Metrics

Referências

ALHEIT, Peter; DAUSIEN, Bettina. Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.1, p.177-197, jan./abr. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100011

BAUMAN, Zigmunt. Tempos Líquidos. Rio de janeiro: Zahar, 2007.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa Social Reconstrutiva: introdução a métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

BOUTINET, Jean-Pierre A imaturidade da vida adulta. Porto: RÈS- Editora, 1999.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, p. 523-536, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011

DOMINICÉ, Jean-Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n2, p 345-357, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200010

DOMINICÉ, Jean-Pierre. A imaturidade da vida adulta. Porto: RÉS, 1999.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FURLANETTO, Ecleide Cunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individualização e formação - São Paulo: Paulus, 2003.

FURLANETTO, Ecleide Cunico; POSSATO, Beatriz. A especificidade da atuação do coordenador pedagógicos e a formação: narrativas de experiências. In: ALMEIDA, Laurinda Ribeiros; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; (orgs). O coordenador pedagógico e seus percursos narrativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018.

JOSSO, Marie Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Natal, RN; EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

LARROSA BONDIA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MACEDO, R. S. Implicação, autorização e standartização curricular: a formação de professores como re-existência. Revista e-Curriculum. São Paulo. v.13. n.4. out./dez., 2015.

MARONI, A. Figuras da imaginação. São Paulo: Summus, 2001.

MÉHAUT, Philippe. Formação ao longo da vida. In. Dicionário de Educação. Coordenação: Agnes van Zanten. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto (trans) formador. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

SNYDRES, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

FURLANETTO, E. C.; NUNES, C. N.; GONÇALVES, I. N. de C. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 75–88, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.698. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/698. Acesso em: 2 abr. 2025.
Crossref
0
Scopus
0