Formação de professores na America Latina: apontamentos introdutórios

Auteurs

  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Regina Magna Bonifácio Araújo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
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Résumé

As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.

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Publiée

2020-02-21

Comment citer

FERNANDES NUNES, C. M.; ARAÚJO, R. M. B. Formação de professores na America Latina: apontamentos introdutórios. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 11–20, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i23.300. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/300. Acesso em: 27 nov. 2024.