A escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI): o caso de Ciências Biológicas da UFSC

Auteurs

  • Matheus D'avila Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lúcio Ely Ribeiro Silvério Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.216
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Mots-clés :

Currículo Comum, Formação de Professores, Escolha Profissional

Résumé

Cursos com Área Básica de Ingresso (ABI) são aqueles nos quais o graduando ingressa no Ensino Superior escolhendo apenas a área e após vivenciar um conjunto básico de disciplinas e experiências escolhe entre o bacharelado e a licenciatura. Este trabalho objetivou entender os motivos que levaram os graduandos dos cursos ABI Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina a escolherem a licenciatura e identificar e refletir acerca desse momento. Percebeu-se que o principal fator envolvido na escolha do curso foi a afinidade pela Biologia e que o desejo de atuação como professor, inicialmente, tem pouca influência na escolha. Viu-se que muitos estudantes quando adentram no curso não têm conhecimento da necessidade de escolher uma das formações e que a escolha pela licenciatura pode ocorrer antes do ingresso ou durante a graduação. Quando se dá durante, acontece principalmente próximo da 6º fase e é influenciada por fatores curriculares e pessoais.

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Publiée

2019-09-02

Comment citer

SCHMITT, M. D.; SILVÉRIO, L. E. R. A escolha pela licenciatura em cursos com Área Básica de Ingresso (ABI): o caso de Ciências Biológicas da UFSC. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 105–120, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i21.216. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/216. Acesso em: 27 nov. 2024.