Impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática no Projeto OBEDUC Núcleo UEPB

Auteurs

  • Abigail Fregni Lins

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.163
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Mots-clés :

OBEDUC, Educação Matemática, Pesquisa, Desenvolvimento Profissional, Formação de Professores

Résumé

O Programa OBEDUC da CAPES tem como meta fomentar estudos e pesquisas em educação que utilizem a infraestrutura disponível das instituições de educação superior e bases de dados existentes no INEP. Tem como objetivos proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica, estimular a produção acadêmica e a formação de recursos pós-graduados, em nível de mestrado e doutorado. Neste sentido, discutimos em nosso artigo resultados da aplicação de questionários, dos quais relatamos impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação de dois dos oito graduandos e no desenvolvimento profissional de dois dos oito professores de Matemática inseridos no Projeto OBEDUC em rede Edital 2012 Núcleo UEPB nos últimos três anos. Foi de experiência única e enriquecedora aos professores em formação e em exercício terem tido a oportunidade de inserção ativa em um projeto envolvendo pesquisa na educação. Os resultados comprovam a vital importância de apoio governamental para recursos financeiros de ativida-des no desenvolvimento pré-profissional e profissional de professores, assim como recursos financeiros de atividades na pesquisa. Podemos afirmar fortemente que a implantação do Programa OBEDUC na CAPES provoca e problematiza novos rumos nas políticas educacionais de formação de professores e pesquisado-res de nosso país ao proporcionar interação e trabalho de forma conjunta, ao integrar alunos de graduação, de pós-graduação e professores em exercício em um mesmo projeto, em um mesmo processo, com um mesmo objetivo. Acreditamos que o Programa OBEDUC da CAPES se dá, e pode ser entendido, como uma área de estudo para políticas educacionais da educação superior de nosso país, tanto a nível graduação como a nível pós-graduação, como para o desenvolvimento profissional de professores.

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Publiée

2017-06-30

Comment citer

LINS, A. F. Impactos do trabalho de pesquisa colaborativo na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática no Projeto OBEDUC Núcleo UEPB. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 77–94, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.163. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/163. Acesso em: 27 nov. 2024.

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