Pesquisa acadêmica sobre professores em interlocução com o plano nacional de educação (PNE 2014-2024): epistemologias, confluências e contradições
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.132Mots-clés :
PNE, Políticas Educacionais, Pesquisa Acadêmica, Epistemologia, ProfessoresRésumé
Este artigo propõe-se a interpelar a epistemologia da produção do conhecimento sobre educação, professores, sua formação e profissionalização, tanto na academia quanto na política voltada à educação, especificamente no documento que legisla a educação brasileira nos próximos dez anos: o PNE 2014-2024. O ponto de partida são suas epistemologias e historicidades. Trata-se dos resultados de uma ampla pesquisa desenvolvida em Rede, que analisa a produção acadêmica sobre professores a partir da base teórico-metodológica da dialética. Na articulação do trabalho em Rede, esse proceder busca fazer entender aos pesquisadores do campo como sua atividade investigativa credita posições ideológicas, que sustentam fins e meios à produção do conhecimento, logo à qualidade da formação e da educação. Neste trabalho apresenta-se um recorte no que se refere às produções do Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação/UFG, desenvolvidas a partir da base dialética, no período de 1999-2009, em que foram defendidos 317 trabalhos. Desse total, 93 versaram sobre a temática professores. Na análise, destacam-se os indicadores de qualidade social, método, ideário pedagógico e formação, construídos pela Rede. Entende-se que a epistemologia da prática sustenta a posição hegemônica, consolidando uma concepção mercadológica para a educação; a epistemologia da práxis é contra-hegemônica e, como tal, expressa a resistência à política neoliberal, exigindo qualidade social para a educação. Ambas sustentam princípios e fundamentos que podem fazer com que o campo da produção acadêmica produza ações contra-hegemônicas ou contribua para o consenso ativo e a política de Terceira Via e o reforce. Adotou-se, também, a epistemologia como ponto de partida da análise sobre a temática - Plano Nacional de Educação -, colocando-a em relação à produção acadêmica, com foco na formação e na educação. Identificou-se que, no caso da produção acadêmica, no período 1999-2007, há a presença da racionalidade da epistemologia da prática, o que favorece a construção de conceitos que atendem às demandas neoliberais. No período seguinte, 2008-2009, há a predominante presença da epistemologia da práxis, cuja racionalidade respeita as mediações de caráter histórico, cultural e social, como processo fundante de desenvolvimento do ser social, da humanização do homem, caracterizando a produção do período como contra- hegemônica. No campo da produção do conhecimento, como no caso do PNE, expressam-se forças antagônicas que se confrontam. No caso da política expressa no PNE, a epistemologia da prática mostra-se predominante na produção das racionalidades que fortalecem a hegemonia. Conclui-se a necessidade da cautela epistemológica e alerta-se para a concepção de qualidade proposta à formação de professores e à educação no documento.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.