Estágio supervisionado e pesquisa: Perspectivas e dilemas de uma experiência

Autores/as

  • Isabel Sabino
  • Lidiane Souza Lima
  • Silvina Pimentel Silva
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Palabras clave:

Estágio supervisionado, Pesquisa, Formação de Professores

Resumen

Este artigo discute as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do professorpesquisador. A pesquisa foi realizada através da análise de uma experiência de aproximação entre ensino e pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia, de uma universidade pública situada no nordeste brasileiro. A discussão circunda questionamentos em torno da contribuição dessa disciplina para a formação em pesquisa do licenciando, favorecendo a promoção da atitude crítica de reflexão. Os dados, provenientes de investigação qualitativa e empírica com docentes do curso, apontam a complexidade dessa disciplina e suas contribuições para a formação do professor pesquisador. Reconhecemos as possibilidades de vivência de práticas investigativas neste percurso, entendendo-as como desafios coletivos dos professores, tendo em vista que ainda persistem experiências de estágio isoladas e com um padrão que reforça seu caráter instrumental.

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Publicado

2018-07-05

Cómo citar

SABINO, I.; LIMA, L. S.; SILVA, S. P. Estágio supervisionado e pesquisa: Perspectivas e dilemas de uma experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 52–65, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/95. Acesso em: 14 nov. 2024.

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