Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador

Autores/as

  • Marly Krüger de Pesce
  • Marli Elisa Dalmazo Afonso de André
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Palabras clave:

Formação Docente, Professor Pesquisador, Procedimentos didáticos

Resumen

A pesquisa representa um recurso significativo para o desenvolvimento profissional do professor e deve ser promovida no curso de graduação. Há, porém, diferentes concepções do que significa formar o professor pesquisador. Este artigo discute alguns resultados obtidos em uma pesquisa que teve como objetivo compreender como professores formadores têm desenvolvido a formação do professor pesquisador. Para isso, foram realizadas entrevistas com quatros professores e oito acadêmicos dos últimos anos de quatro cursos de licenciatura. Os dados foram analisados com base nos princípios da Análise Crítica do Discurso de Fairclough (1995). O estudo apontou que as professoras têm diferentes concepções do que é pesquisa. Reconhecem sua importância para a atividade docente como forma de atualizar os conteúdos específicos e de melhorar a prática pedagógica. Identifica-se uma sequência didática utilizada pelas professoras, que pode contribuir para a consolidação de um modelo de formação fundamentado na investigação.

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Publicado

2018-06-21

Cómo citar

KRÜGER DE PESCE, M.; DALMAZO AFONSO DE ANDRÉ, M. E. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 39–50, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/62. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos