PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares

Autores/as

  • Daniel Soczek UFSC
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Palabras clave:

Formação de Professores, Pesquisas, PIBID

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos e reflexões que resultam de uma pesquisa sobre a formação de professores no Estado do Paraná que atuam no ensino fundamental e médio, na perspectiva das políticas públicas voltadas para sua formação. A hipótese deste estudo é que o processo de pesquisar sobre prática de ensino constitui-se no âmago e no ápice do processo de formação e que sua ausência repercute negativamente na prática docente, necessitando, portanto, ampliar continuamente os espaços que a propiciem. A delimitação escolhida neste texto para pensar políticas públicas que retomem a centralidade da pesquisa nos processos pedagógicos é o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, financiado pela CAPES sobre o qual faremos alguns apontamentos críticos referentes a este Programa.

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Publicado

2018-06-19

Cómo citar

SOCZEK, D. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 57–69, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos