Os conhecimentos didáticos na formação de professores

Autores/as

  • Léia de Cássia Fernandes Hegeto UFPR

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.189
Abstract views: 1626 / PDF downloads: 3941

Palabras clave:

Disciplina de didática, Didática geral, Formação de Professores

Resumen

Este artigo trata sobre os conhecimentos didáticos presentes na formação de professores a partir da análise de manuais de Didática Geral publicados nas últimas décadas. Na pesquisa optou-se pela seleção e análise de 9 manuais de Didática publicados nas décadas de 80, 90 e 2000, sendo esses manuais publicados um no início, no meio e no final de cada década. A pesquisa em manuais de Didática que tem como objetivo ensinar professores a ensinar, evidenciou a presença de temáticas clássicas e a inserção de novos temas na área da Didática. Os resultados evidenciaram uma possível convergência da Didática com outras áreas de conhecimento e uma possível dispersão dos temas e conhecimentos específicos da área da Didática. Os temas tratados no âmbito dos manuais de Didática Geral estão ora relacionados diretamente com o ensino e aprendizagem, ora relacionados diretamente com a formação de professores reflexivos e críticos considerando a relação com o currículo, inovação, tecnologia e diversidade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ANDRÉ, Marli.; OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (Org.). Alternativas do Ensino de Didática. São Paulo: Papirus, 1997.
_______, Marli E. Tendências no ensino de Didática no Brasil. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 191-204
_______, Marli E. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Anais XV Endipe. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499.
_______, Marli E; CRUZ, Gisele B. A produção do conhecimento didático na RBEP (1998-2010). Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 93, p. 443-462, 2012.
_______, Marli E, CRUZ, Gisele. B. A produção do conhecimento didático e a formação de professores no Brasil. In: OLIVEIRA, Maria Rita, PACHECO, José Augusto (Org.). Currículo, didática e formação de professores. 1ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2013. (Série Prática Pedagógica).
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
CANDAU, Vera M. A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
________, Vera. M. & LEITE, Miriam S. A Didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, v. 37, nº 132, p. 731-758, set./dez. 2007.
CASTRO, Amélia. D. de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Ideias, nº 11. São Paulo: FDE, 1991. p. 15-25. Disponível em <http://www.crmariocovas.sp. gov.br/pdf/ideias_11_p015-025_c.pdf>. Acesso em: 08 maio 2013.
________, Amélia. D. de; CARVALHO, Ana. Maria P. (Org.) Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2. p. 177-229,1990.
CRUZ, Gisele. B. da; ANDRÉ, Marli. E. Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores. Educ. Rev., Belo Horizonte , v. 30, n. 4, p. 181-203, Dec. 2014 .
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clío en las aulas: la enseñanza de la historia en España entre reformas, ilusiones y rutinas. Madrid: Akal, 1998.
FARIAS, Isabel M. S. de. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
FRANCO. Maria Laura P. B. Análise de Conteúdo. Brasília, 2ª edição; Líber Livros Editora, 2005
FRANCO, Maria Amélia. S; FUSARI, José Carlos. Apresentação. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Org). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
_______. Maria Amélia S. & GUARNIERI, Maria Regina. Disciplina de Didática: Um Estudo Exploratório a Partir dos Planos de Ensino. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 3, n.5, jan.- jun. CATÓLICA UNISANTOS: 2011.
GARCIA, Tania. M. F B. Treinando habilidades para o ensino: perspectivas da Didática no início da década de 1970. In: Encuentro Internacional de Historia de la Educación “Entre la memoria y el olvido. Culturas, comunidades, saberes, 10, 2006. Anais… Guanajuato, México, 2006, p. 1-10, 2006 (CDROM).
GATTI, Bernadete. A; NUNES, Marina M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. Textos FCC, São Paulo, v. 29, 2009. 155p.
HAYDT, Régina Célia C. Curso de Didática Geral. São Paulo, Ática. 1996.
LACANALLO, Luciana F et al. Métodos de ensino e de aprendizagem: uma análise histórica e educacional do trabalho didático. Anais....VII Jornada do HISTEDBR. O trabalho didático na história da educação. Campo Grande, 17 a 19 de setembro de 2007.
LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
_________, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. Goiânia. Edição do Autor. 2002
_________, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. [234-251]
________, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP. Brasília, v. 91, nº 229, p. 562-583, 2010.
MAIA, Helenice; MONTEIRO, Gabriela. C. dos S. A Didática na Formação Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Anais do EDUCERE. 2011.
MARIN, Alda J. Didática e currículo: conceitos, pesquisa e necessidade de avanço. In: Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 7. , Colóquio Sobre Questões Curriculares, 4, 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2008.
_______; Alda J. PENNA, Marieta G. O; RODRIGUES, A. C. C. A Didática e a Formação De Professores. Revista Diálogo Educacional. PUC/PR. Curitiba, V. 12, n. 35, p. 51-77, jan, abril 2012.
MARTINS, José do Prado. Didática Geral: fundamentos, planejamentos, metodologia, avaliação. São Paulo, Atlas, 1985
MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica/Didática prática: para além do confronto. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1989.
_________, Pura Lúcia. O, O campo da Didática: expressão das contradições da prática. In: EGGERT, E. et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, p. 585-601.
________, Pura Lúcia. O. ROMANOWSKI, Joana P. A Didática na formação pedagógica de professores nas novas propostas para os cursos de licenciatura. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente / organização de Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben ... [et al]. – Belo Horizonte: Autêntica. XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG. No período de 20 a 23 de abril de 2010.
MELLO, Josefina C. D. de. História da disciplina Didática geral em uma escola de formação de professores: (re) apropriação de discursos acadêmicos nos anos de 1980 e 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Setembro, 2002.
MOREIRA, Antônio F. B; MELGAÇO DA SILVA JÚNIOR, PAULO. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 18, p. 45-54, jan./abr. 2016.
PACHECO, José Augusto; OLIVEIRA, Maria Rita. Os campos do currículo e da didática. In:
OLIVEIRA, M. R.; PACHECO, J. A. (Org.). Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus, 2013. p. 21-44
PILETTI, Claudino. Didática geral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIMENTA, Selma. G. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. Anais do XIV ENDIPE Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: CD Room, 2008. v. 1. p. 602-625.
________. Selma. G. FRANCO, Maria Amélia S. Didática: Embates Contemporâneos. Editora: Loyola: 2010.
SILVA, Vivian. B. da. Os livros das normalistas: os manuais pedagógicos na história da formação dos professores no Brasil (1930-1971), Revista QUAESTIO, Sorocaba, São Paulo, v. 10, n. 1/2, p. 115-132, maio/nov. 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TOSI, Maria R. Didática geral: um olhar para o futuro. 1. ed. Campinas, SP: Editora Alínea. 1996
VEIGA, Ilma. P. A. Lições de didática: Campinas, SP: Papirus, 2006
VEIGA, Ilma. P. A. et al. Por dentro da Didática: um retrato de três Pesquisas. In: Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
VIEIRA, Débora Cristina. de O.; MARTINS, Pura Lucia. O. As Disciplinas de Didática nos Cursos De Licenciaturas. IX congresso Nacional de Educação EDUCERE, PUCPR, 2009.

Publicado

2019-07-12

Cómo citar

HEGETO, L. de C. F. Os conhecimentos didáticos na formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 89–108, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.189. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/189. Acesso em: 27 nov. 2024.