Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX
Palabras clave:
Formação de professores, História da educação, Instituições escolaresResumen
O presente artigo é fruto de uma investigação sobre modelos de formação de professores empreendido nas escolas normais no eixo sul-norte (Brasil e Canadá), considerando o período de 1930 a 1970 no qual se busca compreender, por meio de uma abordagem comparada, como esses modelos de formação na América, implementados por essas instituições escolares para a formação de mestres-escola contribuíram, em cada contexto específico com suas semelhanças e distanciamentos, para o projeto de nação que naquele período se constituía e se consolidava em cada país. O objetivo do trabalho é apresentar duas experiências americanas de formação de professores, analisando-as a partir de três eixos que determinamos como unidades de análises: rural-urbano; laicidade-religiosidade; formação técnica-formação humanista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.