Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários
Palabras clave:
Docentes universitários iniciantes, Formação docente, Programas de inserção à docênciaResumen
Ao estudar o período de inserção na docência universitária é possível observar que os professores, quando ingressam na carreira, desempenham atividades de ensino para as quais não tiveram formação pedagógica. Assim, o início da docência traz um sentimento de insegurança em relação ao processo que os professores vivenciam, tanto em relação aos alunos quanto em relação à convivência com seus colegas e as exigências das IES. Os professores ingressantes vivem seus primeiros anos de trabalho no ensino como uma experiência problemática e estressante, precisando aprender a usar os recursos pessoais de que dispõem para enfrentar com êxito as situações do ensino. Durante os primeiros anos da carreira, produz-se um processo de reorganização dos conhecimentos aprendidos enquanto estudantes para poder ensiná-los, e isso não é tarefa fácil. Essas constatações, juntamente às condições específicas dos professores iniciantes, nos estimularam a pesquisar se os programas de inserção à docência podem ser apontados como estratégias para ajudar os professores no enfrentamento das dificuldades do início da carreira, e se podem qualificar seu processo de desenvolvimento profissional. Neste texto, discutimos esses aspectos através das percepções de professores universitários iniciantes que participaram de um programa de formação e inserção à docência desenvolvido em uma universidade do Rio Grande do Sul. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa e teve como colaboradores quinze professores universitários, com até cinco anos de docência. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas e analisados à luz do referencial de Marcelo Garcia (1999, 2009a), Mayor Ruiz (2002), dentre outros. É possível afirmar que programas dessa natureza, quando proporcionam discussões pedagógicas e ajudam na inserção dos professores, tornam-se possibilidades concretas que qualificam o processo de desenvolvimento profissional.
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