Programas de inserção à docência: percepções de professores universitários
Keywords:
Docentes universitários iniciantes, Formação docente, Programas de inserção à docênciaAbstract
Ao estudar o período de inserção na docência universitária é possível observar que os professores, quando ingressam na carreira, desempenham atividades de ensino para as quais não tiveram formação pedagógica. Assim, o início da docência traz um sentimento de insegurança em relação ao processo que os professores vivenciam, tanto em relação aos alunos quanto em relação à convivência com seus colegas e as exigências das IES. Os professores ingressantes vivem seus primeiros anos de trabalho no ensino como uma experiência problemática e estressante, precisando aprender a usar os recursos pessoais de que dispõem para enfrentar com êxito as situações do ensino. Durante os primeiros anos da carreira, produz-se um processo de reorganização dos conhecimentos aprendidos enquanto estudantes para poder ensiná-los, e isso não é tarefa fácil. Essas constatações, juntamente às condições específicas dos professores iniciantes, nos estimularam a pesquisar se os programas de inserção à docência podem ser apontados como estratégias para ajudar os professores no enfrentamento das dificuldades do início da carreira, e se podem qualificar seu processo de desenvolvimento profissional. Neste texto, discutimos esses aspectos através das percepções de professores universitários iniciantes que participaram de um programa de formação e inserção à docência desenvolvido em uma universidade do Rio Grande do Sul. O estudo caracterizou-se pela abordagem qualitativa e teve como colaboradores quinze professores universitários, com até cinco anos de docência. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas e analisados à luz do referencial de Marcelo Garcia (1999, 2009a), Mayor Ruiz (2002), dentre outros. É possível afirmar que programas dessa natureza, quando proporcionam discussões pedagógicas e ajudam na inserção dos professores, tornam-se possibilidades concretas que qualificam o processo de desenvolvimento profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.