Vol. 13 No. 27 (2021): (mai-ago/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					View Vol. 13 No. 27 (2021): (mai-ago/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo número do ano de 2021(maio-agosto de 2021), número 27, do volume 13. 

Nas edições anteriores nestes tempos de pandemia estamos localizando “territorialmente” o lugar de onde falamos e realizamos o nosso trabalho em meio as condições sócio-política, psíquicas e emocionais nas quais nos encontramos neste início de século e milênio, 2021. Boaventura em sua obra mais recente publicada (2021) “o futuro começa agora: da pandemia à utopia”, um vigoroso ensaio sobre a sociedade pós-pandemia, seguindo Hobsbawn nos faz refletir sobre o início das épocas, séculos e milênios, ao afirmar que: “os séculos nunca começam no dia 1º de janeiro do primeiro ano de cada novo século. Começam quando imprimem sua marca no mundo, ou seja, quando inscrevem a sua aura ou o seu trauma específico nos corpos de vasta camada da população em diferentes partes do mundo” (p.16). Neste sentido podemos pensar que o século XXI está nascendo agora após 20 anos de sua proclamação. 

Esperamos que o ensaio de Boaventura esteja nos apontado saídas. Estamos no meio do ano de 2021, hoje enquanto escrevo este editorial já são 547.134 mortos pelo Covid-19 no Brasil. Mas a boa notícia que temos nesta edição, é que estamos em uma escala descendente e os dados da média de mortes vem caindo neste meio do ano, hoje estamos a -17 na média móvel de mortes. Quiçá possamos pensar na utopia de um novo ‘projeto-mundo’ para superar a narrativa do medo rumo à narrativa da esperança. Ainda que a imunização esteja lenta em nosso país, o quadro, no que diz respeito ao começo do fim da pandemia, parece ser mais animador, no que pese aos desastrosos encaminhamentos políticos, em especial os da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) sobre o crime causado à população, que se encontra em lentidão, manipulada pelas forças da direita necrófila, mesmo com sobejas provas dos erros maléficos e intencionais do executivo e seu rebanho. E la nave va (Fellini )

Como afirmávamos na apresentação anterior, apesar deste cenário de horror que continua a nos marcar com o “anjo da morte”, no meio deste ano (2021) avistamos sinais de luzes no fundo do túnel. Apresentamos este número sob o signo da esperança. 

Neste segundo número (27) do volume (13) de 2021(maio-agosto), publicamos um corpus de nove (9) artigos de demanda espontânea, que nos convida a reflexão sobre a formação de professores nas áreas da Educação Física, na área do Ensino (Química e Matemática) e das Ciências Sociais. Este número conta com dois artigos internacionais – o primeiro com publicação bilingue (inglês/português) vem das relações acadêmicas Alemanha/Brasil, discutindo novas abordagens do currículo na formação de professores na área da Educação Física. O segundo, publicado em espanhol, uma discussão sobre o pensamento matemático na formação de docente na Colômbia.

Os demais artigos distribuídos entre as regiões Sudeste (5), Nordeste (1) e Sul (1) aprofundam temas relacionados a formação dos professores nas áreas da Educação Física, Sociologia (EM), Química, e um texto sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais complementa o debate deste número que ora apresentamos.

Desejamos boa leitura.

Published: 2021-09-15

Presentation

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 387 / PDF downloads: 305
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.508

Articles

  • Teaching training for ethnic-racial relationships: what do high school sociology teachers say?

    Isabela Rodrigues Ligeiro, José (Author)
    Abstract views: 1045 / PDF downloads: 874
    11-26
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.476
  • Formative diary: social science students and their training process

    Erivania de Morais, Irene Alves (Author)
    Abstract views: 665 / PDF downloads: 806
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.488
  • Building dialogues with training teachers about active methodologies and digital technologies

    Ariane Martins, Silvana Claudia dos Santos (Author)
    Abstract views: 889 / PDF downloads: 729
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.455
  • Systemic Thinking: a new curricular approach in Physical Education teacher formation.

    Reiner Hildebrandt-Stramann (Author)
    Abstract views: 754 / PDF downloads: 546 / PDF downloads: 119
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.487
  • PROFESSIONAL PRACTICES AND TEACHER EDUCATION: RECOGNITION OF SEXUALITIES IN THE CONTEXT OF PHYSICAL EDUCATION

    Marco Antonio Torres, Agnes Vasconcelos ARREGUY, Vítor Luiz Rocha RODRIGUES (Author)
    Abstract views: 579 / PDF downloads: 349
    73-86
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.440
  • Tutoring in times of social distancing: an approach in the field of Physical Education

    Bruno Ocelli, Larissa Sepúlveda Rocha Gontijo (Author)
    Abstract views: 349 / PDF downloads: 242
    87-98
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.491
  • Conceptions of teaching contextualization between science teachers acting in traditional communities

    Silvia Carla Souza Matos Figuerêdo, Geilsa Costa Santos Baptista (Author)
    Abstract views: 584 / PDF downloads: 533
    99-116
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.474
  • The chemistry teachers training in P´ré-universitário popular: a focus group in Projeto de Educação Comunitária Integrar

    Nicolle Ruppenthal, Carlos Alberto (Author)
    Abstract views: 448 / PDF downloads: 388
    117-132
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.371
  • Algebraic thinking in primary school: a challenge for teacher training

    Liliana Bayona Sánchez (Author)
    Abstract views: 469 / PDF downloads: 280
    133-146
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.493