Diário formativo: os estudantes de ciências sociais e seu processo de formação

Autores

  • Erivania de Morais UERN
  • Irene Alves de Paiva de Paiva UFRN

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.488
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Palavras-chave:

Diário Formativo; Formação docente; Autoformação.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a formação docente a partir da alternativa metodológica “Diário formativo”, que foi desenvolvida com estudantes da licenciatura em ciências sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, durante um curso de extensão, denominado de “Formação e profissão de professores em ciências sociais: perspectivas teóricas-metodológicas e os desafios da prática” realizado em 2019. Assim, elencamos como objetivos específicos: Problematizar o diário formativo como uma alternativa metodológica possível para o processo de formação e autoformação; Contextualizar os sujeitos da pesquisa; Apontar reflexões preliminares acerca da escrita dos diários formativos. Para desenvolver uma reflexão acerca dos objetivos, optamos por uma metodologia de caráter qualitativo, com revisão teórica pautado em Ardoino (1998); Barbosa (1998; 2000; 2008);  Barbosa e Hess (2010); Hess e Weigand (2006), entre outros e análise parcial dos diários formativos dos estudantes participantes da pesquisa. Para as análises, nos apoiamos numa perspectiva multirreferencial e em Bardin (2010) com análise de conteúdo, no qual, foi possível evidenciar: a relevância de construir alternativas de escrita de si; o fomento de uma formação autônoma, crítica e reflexiva; e autoformação que permita o sujeito se perceber no processo formativo e transformar suas ações na sua relação com cotidiano.  

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Referências

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Publicado

2021-09-15

Como Citar

DE MORAIS, E.; DE PAIVA, I. A. de P. Diário formativo: os estudantes de ciências sociais e seu processo de formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 27–44, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.488. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/488. Acesso em: 27 nov. 2024.