PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e816
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Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Implementação, Docência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como a literatura científica tem abordado a política pública PIBID e de que maneira ela tem tratado os possíveis impactos na formação inicial de professores.Os avanços e retrocessos do PIBID têmrefletido na formação dos professores. É uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva que tem como instrumento metodológico uma revisão sistemática realizada nos sites GoogleAcadêmico e ScientificElectronic Library Online (SciELO). Os nove artigos selecionados foram agrupados em três categorias: implementação, docência e formação. Constatou-se que o PIBID proporciona uma imersão na cultura escolar que constitui e fortalece a construção da identidade docente e parceria universidade e escola, embora as mudanças políticas e cortes de investimentos possamafetar a experiência pedagógica.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

FERNANDES, B. V. M.; LIMA, C. da C. de. PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e816, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e816. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e816. Acesso em: 8 jan. 2025.