A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES EM LICENCIATURAS NA UFES/ALEGRE - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e781
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Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação de professores, Currículo escolar

Resumo

Este estudo investiga a formação docente para a inclusão nos cursos de licenciatura da UFES/Alegre, com foco nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e nas diretrizes curriculares. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utiliza análise documental dos PPCs e grupos focais com professores e coordenadores. Os resultados revelam que, embora as diretrizes de inclusão estejam presentes nos PPCs, a implementação prática da inclusão nas disciplinas pedagógicas enfrenta desafios, como a falta de preparação específica dos docentes. Identificou-se também que a interdisciplinaridade e a formação continuada são vistas como essenciais para superar tais desafios. A análise sugere que, apesar dos avanços, a formação docente ainda carece de uma abordagem mais integrada e eficaz para garantir a inclusão real de estudantes com deficiência, o que demanda uma reavaliação das práticas pedagógicas e das políticas educacionais.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

ANASTÁCIO, S. A. F.; BUROCK, F. S. C.; FERREIRA, A. M. dos S. A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES EM LICENCIATURAS NA UFES/ALEGRE - ES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e781, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e781. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e781. Acesso em: 8 jan. 2025.