Estágio supervisionado e pesquisa: Perspectivas e dilemas de uma experiência
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Pesquisa, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo discute as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do professorpesquisador. A pesquisa foi realizada através da análise de uma experiência de aproximação entre ensino e pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia, de uma universidade pública situada no nordeste brasileiro. A discussão circunda questionamentos em torno da contribuição dessa disciplina para a formação em pesquisa do licenciando, favorecendo a promoção da atitude crítica de reflexão. Os dados, provenientes de investigação qualitativa e empírica com docentes do curso, apontam a complexidade dessa disciplina e suas contribuições para a formação do professor pesquisador. Reconhecemos as possibilidades de vivência de práticas investigativas neste percurso, entendendo-as como desafios coletivos dos professores, tendo em vista que ainda persistem experiências de estágio isoladas e com um padrão que reforça seu caráter instrumental.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Ensinar pesquisar... Como e para quê?. Recife: ENDIPE, 2006. p. 221-234.
ALBUQUERQUE, D. M. de. Práticas pedagógicas na escola: desafios e possibilidades no estágio supervi-sionado nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13. 2008, Recife. Anais... Recife: [s.n.], 2008.
BRASIL. Resolução nº 1/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 18 de fevereiro de 2002. Brasília, 2002.
BRASIL. Parecer n.º09/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2001.
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de pro-fessores. São Paulo: Avercamp, 2006.
FARIAS, I. M. S.; SILVA, S. P.; BARRETO, M. C. Preocupações e contornos de um estudo sobre a integração ensino e pesquisa na prática pedagógica universitária. In:
ENDIPE, 15., 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: [s.n.], 2010.
LIMA, L. S. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do professor pesquisador. Monografia. Curso de Pedagogia/Centro de Educação. UECE: 2013, 79p.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LIMA, M. S. L. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
LUDKE, M. A pesquisa na formação do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 111-120.
MOARES, G. L. de. Estágio na licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.
PEREIRA, R. C. B.; PEREIRA, R. de O. P. O estágio supervisionado no contexto da formação de profes-sores. In: CALDERANO, M. da A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. da UFJF, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, L. L. C. P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: O PAPEL da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2002. p. 11-26.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: LDB – trajetória, limite e perspectivas. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). O professor e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.
SZYMANSKI, H.; ALMEIDA, L. R. de; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano, 2002.
THERRIEN, J.; THERRIEN, S. M. N. Ensino e Pesquisa nos cursos de graduação em educação e saúde: apontamentos sobre a prática e análise dessa relação. Revista da FACED, Salvador, n. 10, p. 279-293, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.