CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.717Palavras-chave:
Formação de professores, competências, profissionalidade, identidadeResumo
Este artigo consiste em um estudo bibliográfico sobre a formação e profissionalidade docente, aprofundando aspetos sobre as competências e a identidade profissional de professores. Inicialmente faz-se uma abordagem conceitual sobre formação de professores, chegando ao termo profissionalidade e seus desdobramentos, como competências e identidades. Neste cenário, o texto transita por diferentes olhares teóricos sobre os processos de formação docente, aproximando o pensamento de autores que transitam pela teoria crítica e pós crítica. Foram levantados contributo teóricos para discutir os modos de constituição de identidades docentes considerando o exercício das competências profissionais. É possível compreender que as perspectivas sobre a constituição profissional docente, dimensionadas em competências e identidades, envolvem um processo dinâmico, regido pelas mudanças sociais e delimitado em diferentes contextos que as produzem.
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