Interdisciplinaridade no ensino de ciências
Concepções de licenciandos em Ciências da Natureza e a influência do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF.
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.650Resumo
Conhecimentos sobre interdisciplinaridade são pressupostos para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no ensino. Para que isso ocorra, é necessário incentivar a formação de licenciandos que tenham conhecimentos sobre o tema. Para isso, investigou-se as concepções de licenciandos em Ciências da Natureza sobre a interdisciplinaridade e a influência do Projeto de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Vale do São Francisco nessa formação interdisciplinar. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com a participação de dez licenciandos. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionário e entrevistas audiogravadas. Esses dados foram transcritos e analisados através da análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou o avanço no que diz respeito à elaboração de práticas interdisciplinares, mesmo havendo algumas dificuldades. O Programa Residência Pedagógica contribuiu com a formação interdisciplinar dos licenciandos, apesar das dificuldades.
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