A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.617Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação de professores, Cultura escolarResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre a cultura escolar nas aulas de Ciências e Biologia, por meio da análise de relatos de acadêmicos de um Curso de Ciências Biológicas em seus estágios obrigatórios. Para tanto, procedeu-se uma análise documental de relatórios de estágio desenvolvidos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escolas públicas de duas cidades do Mato Grosso do Sul. Destaca-se, pela perspectiva dos acadêmicos, a predominância de metodologias tradicionais de ensino, atribuindo ao professor o papel de principal transmissor de conteúdos, ancorado nos recursos didáticos: livro didático e lousa de giz. Elencamos que o processo didático-metodológico analisado pode ser questionado pelos vieses da formação inicial e continuada de professores e das condições das escolas públicas. Assim, destacamos a importância de as licenciaturas darem ênfase aos Fundamentos da Educação, além de possibilitar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar ao longo da formação inicial.
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