O pensamento algebraico na escola primária: um desafio para a formação docente

Autores

  • Liliana Bayona Sánchez Universidad Santo Tomás de Bogotá Colombia

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.493
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Palavras-chave:

teoría de la objetivación, enseñanza, aprendizaje, pensamiento algebraico, formación docente.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise semiótica das produções escritas, verbais e gestuais de um aluno do quinto ano de uma escola em Bogotá, Colômbia, ao abordar uma tarefa de sequência de padrões. Esta análise foi elaborada na pesquisa sobre pensamento algébrico que se desenvolveu na linha de Pedagogia e Didática do Doutorado em Educação da Universidade Santo Tomás de Bogotá Colômbia. Inicialmente, realiza-se a interpretação das produções do aluno, descrevem-se os meios semióticos de objetivação presentes, analisa-se o componente analítico e estabelece-se o tipo de generalização. Posteriormente, destaca-se a importância de o professor possuir um amplo conhecimento didático que lhe permita interpretar adequadamente as produções feitas pelos alunos frente a este tipo de tarefas.

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Como Citar

BAYONA SÁNCHEZ, L. O pensamento algebraico na escola primária: um desafio para a formação docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 133–146, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i27.493. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/493. Acesso em: 27 nov. 2024.