TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e759
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Mots-clés :

EAD, Escola, Formação de professores, Política, Tecnologia

Résumé

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a formação de professores, com foco na construção do conhecimento, na dimensão pedagógica e na utilização didática de recursos tecnológicos. A corrente concepção de técnica, de viés positivista, aparece curiosamente casada com o tendencial relativismo teórico da chamada “pós-modernidade”. Tal relação tende, na prática, a colocar essa concepção da técnica no posto de comando do processo de ensino e de aprendizagem, velando a dimensão política do processo educativo. Nos cursos na modalidade a distância, essa tendência pode se agravar em razão da maior participação dos recursos tecnológicos voltados para a educação. Como possibilidade de enfrentamento dessas contradições, o artigo encoraja à necessidade de retomada de uma reflexão mais ampla sobre a escola e a educação formal, incluído aí o papel docente.

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Publiée

2024-06-06

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MANGOLIN DE BARROS, C.; DOS SANTOS TAVARES, E.; VIEIRA BORBA, C. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e759, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e759. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e759. Acesso em: 27 nov. 2024.