O DESAFIO DO ENSINO COLABORATIVO NA ESCOLA INCLUSIVA
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e706Mots-clés :
Inclusão escolar, Ação colaborativa, Ensino colaborativoRésumé
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que colocou em questão os desafios da inclusão escolar, especialmente, considerando as demandas do ensino colaborativo. A pergunta foi: quais as contribuições do ensino colaborativo para a inclusão escolar? O objetivo geral desta investigação foi identificar e problematizar como tem se dado o ensino colaborativo entre professores especialistas e professores regentes no processo de inclusão escolar. Foi uma pesquisa narrativa, os instrumentos foram cartas pedagógicas e roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras regentes e duas professoras especialistas. Os resultados apontaram que ensino colaborativo em sua verdadeira concepção ainda não ocorre na maioria das unidades escolares, no entanto existem diversas ações colaborativas. Apontou-se também que é necessário proporcionar aos profissionais tempo e espaço para estas interações.
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Références
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(c) Tous droits réservés Elizabete Cristina COSTA-RENDERS, Regina Izabel D’Andrea COUTINHO (Autor) 2024
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