Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica

Auteurs

  • Maria da Assunção Calderano
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Mots-clés :

Estágio curricular, Formação docente, Docência compartilhada

Résumé

Qual o papel desenvolvido pelo estagiário das licenciaturas e pelo professor da escola básica que supervisiona o estagiário na escola? As respostas foram resgatadas junto aos graduandos e professores da escola básica. Foram também inquiridos os professores da universidade que orientam o estágio, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas que participam desse processo formativo. A análise do conteúdo das respostas apresentadas foi feita com o suporte metodológico oferecido por Bardin e foi sustentada também pelas reflexões teóricas advindas de estudiosos do tema, incluindo teses de doutorado, além de livros e textos publicados em periódicos. Supondo a interconexão entre as ações dos professores da rede de ensino e estagiários – manifestadas e refletidas no interior de cada conjunto de participantes –, evidencia-se a necessidade de que o professor da escola básica seja reconhecido mais efetivamente como corresponsável pela formação inicial do graduando, sendo constituídas as condições para que tais ações atinjam uma perspectiva de docência compartilhada.

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Publiée

2018-06-21

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DA ASSUNÇÃO CALDERANO, M. Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 141–159, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/69. Acesso em: 27 nov. 2024.

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