Aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores

Uma revisão sistematica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.663
Abstract views: 606 / PDF downloads: 427

Mots-clés :

Formação inicial, Aprendizagem de conceitos, docentes

Résumé

O objetivo deste estudo é analisar as pesquisas realizadas nos Programas de Pós-graduação no Brasil a respeito da aprendizagem de conceitos no contexto da formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática. O processo de identificação das teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil foi realizado com base nas recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram analisados de 29 trabalhos nas seguintes categorias: autores, ano de defesa, nível da titulação, Programa de Pós-Graduação, Universidade, área, conceito analisado, base teórica adotada, metodologia e instrumentos. Os achados deste estudo demonstram uma lacuna no campo da formação inicial em de professores, pois não foram encontrados estudos que investigaram aprendizagem de conceitos ou princípios pedagógicos destes futuros profissionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

AKERSON, V. L.; ABD‐EL‐KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Influence of a reflective explicit activity‐based approach on elementary teachers' conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching: The Official Journal of the National Association for Research in Science Teaching, v. 37, n. 4, p. 295-317, 2000.

AIRES, T. T. Mapas Conceituais e a Prática Reflexiva na Formação de Professores Para o Ensino de Ciências e Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

ALMEIDA, J. F. Modelos 3d impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, 2019.

ANDRADE, M. J. P. O ciclo da experiência de Kelly e a teroia da aprendizagem significativa: Uma reconciliação integradora para o ensino de astronomia com o uso de ferramentas computacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2010.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. 1968.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicología. Interamericana, 1980.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

BELLAS, R. R. D. Conceitos de substância atribuídos por licenciandos em química: uma análise histórico-cultural. 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciencias) - Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2018.

BELMONT, R. S. A evolução da aprendizagem significativa da biomecânica em um contexto de formação inicial de professores de Educação Física. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, 2010.

BESSA, M. L. Aprendizagem de geometria no curso de pedagogia: um experimento de ensino sobre a formação dos conceitos de perímetro e área baseado na teoria de v. V. Davydov. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015.

BILIALBA, L. P. O desenvolvimento dos conceitos científicos de mecânica por alunos do curso de licenciatura em física: uma intervenção pedagógica alicerçada na teoria histórico-cultural da atividade e nas estratégias da autorregulação da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, 2015).

BRAGA, E. M. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da UTFPR: Aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.

BURATTO, I. C. F. Representação semiótica no ensino da geometria: uma alternativa metodológica na formação de professores. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

CINTRA, F. P. O conhecimento de futuros professores de matemática sobre o conceito de função e suas implicações para a atividade docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista, 2018.

CLARK, C.; PETERSON, P. Teacher’ thought processes. In. WITTROCK, M. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. Ed. New York: Macmillan, 1986, p. 255-296.

COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. In: Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. 2000. p. 182-182.

DAHLBERG, I. Fundamentos teórico-conceituais da classificação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 6, n. 1, p. 9-21, 1978.

DROSE NETO, B. Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com o uso da placa Arduino. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

FONTE, A. P. G. Ensino e aprendizagem dos conceitos de análise combinatória por meio da metodologia de resolução de problemas. 2008. Dissertação (Mestrado Profissionalizando em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, 2008.

FRANÇA, M. V. D. Conceitos fundamentais de álgebra linear: Uma abordagem integrando geometria dinâmica. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GODOY, M. T. Indicadores circunstanciais como signos potencializadores da aprendizagem significativa de conceitos na experimentação animal. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2016.

GOMES, J. N. Da química geral a química analítica: Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de conceitos relacionados ao tema equilíbrio químico. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Química, Instituto de Biociências e Universidade de São Paulo, 2014.

GUIMARÃES, R. F. A. Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

JACOBSEN, D. M. Contribuições da gamificação para o ensino e a aprendizagem: uma proposta de ensino para matemática financeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Franciscana de Santa Maria, 2018.

KAGAN, D. M. Implication of research on teacher belief. Educational psychologist, v. 27, n. 1, p. 65-90, 1992.

MACHADO, H. F. Uma sequência didática sobre calor e temperaturaem uma visão microscópica para licenciandosem pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa. 2016.

MARIALVA, T. C. Assimilação do conceito de estequiometria a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa – UEPS.2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, 2018

MARQUES, R. F. R. et al. Proposta de sistematização de ensino do futebol baseada em jogos: desenvolvimento do conhecimento tático em jogadores com 10 e 11 anos de idade. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 115-128, 2015.

MARQUES, D. A. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, 2015.

MENEGAT, L. A. Relação entre compreensão leitora e aprendizagem matemática: uma investigação com licenciandos em matemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.

MIRANDA, A. M. As tecnologias da informação no estudo do cálculo na perspectiva da aprendizagem significativa. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, 2010.

NUNES, M. N. F. Sequências numéricas: Um estudo da convergência através de atividades. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.

PATRÍCIO, R. S. As dificuldades relacionadas à aprendizagem do conceito de vetor à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências em Educação e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará, 2011

PEREIRA, A. P. Um panorama da pesquisa internacional sobre mudança conceitual. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, p. 215-242, 2017.

PINHEIRO, D. R. P .P. Programas computacionais como ferramentas socioculturais na formação inicial de professores de química: da aprendizagem de conceitos químicos à prática pedagógica. 2016. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, 2016.

POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, C. POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RICHARDSON, V. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: SIKULA, J. (Ed.). The handbook of research in teacher education. 2 ed. New York: Macmillan, 1996. p. 102- 119.

RODRIGUES, R. F. Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função: Analisando o Processo de Ensino e Aprendizagem e as Influências na Formação do Professor de Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, A. J. Noção de limite de funções reais e geogebra: Um estudo em Epistemologia Genética. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

SILVA, A. J. O. Aprendizagem do conceito fração: um experimento de ensino baseado na teoria do ensino desenvolvimental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO, 2018.

SKOTT, J. The promises, problems, and prospects of research on teachers’ beliefs. In: FIVES, H.; GILL, M. G. (Eds.). International handbook of research on teachers’ beliefs. New York: Routledge, Taylor and Francis Group; 2015, p. 37-54.

VOSNIADOU, S. et al. Pre-service teachers’ beliefs about learning and teaching and about the self-regulation of learning: A conceptual change perspective. International Journal of Educational Research, v. 99, p. 101495, 2020.

WARTHA, E. J. Processos de ensino e aprendizagem de conceitos de Química Orgânica sob um olhar da Semiótica Peirceana. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) - Instituto de Química, Institu-to de Física, Instituto de Biociências e à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2013.

WISKE, M. S. O que é ensino para compreensão? In: Wiske, M. S. (Ed.). Ensino para a compreensão: a pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 61-85.

Téléchargements

Publiée

2023-05-23

Comment citer

RISTOW, L.; CARDOSO, J. .; RAMOS, V. Aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores: Uma revisão sistematica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 53–66, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.663. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/663. Acesso em: 27 nov. 2024.