A formação de professores de química num Pré-universitário popular: um estudo de caso do Projeto de Educação Comunitária Integrar
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.371Mots-clés :
Formação de professores, Pré-universitários populares, Ensino de químicaRésumé
Este trabalho discute a formação de professores de química em Pré-Universitários Populares (PUPs). Analisado com um estudo de caso, organizou-se um grupo focal, formado por professores de Química atuantes no Projeto Integrar. Os registros das discussões foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, cujas categorias emergentes foram: “O papel do planejamento” e “O desenvolvimento das aulas”. O estudo apontou que o Integrar contribui com a formação de professores de Química, os quais demonstraram ênfase no educando enquanto parte do processo educativo, sendo uma tentativa de se distanciar da educação bancária. Os estudantes do Integrar são as pessoas que por diversos motivos, como cor, orientação sexual, pobreza, gênero, entre outros; acabaram por serem excluídas da Universidade. Posto isto, o Integrar, como parte do movimento dos PUPs, demonstrou um ensino integrado às lutas sociais, ressaltando, assim, a importância desse movimento para a realidade da educação brasileira.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.