Os movimentos reflexivos presentes nas pesquisas do núcleo UFMS no projeto em rede observatório da educação

Auteurs

  • Patrícia Sândalo Pereira

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.164
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Mots-clés :

Formação Continuada, Observatório da Educação, Pesquisa Colaborativa

Résumé

Este artigo traz alguns resultados das primeiras pesquisas desenvolvidas no Núcleo UFMS vinculadas ao projeto de pesquisa em rede, aprovado no Edital 049/2012, do Programa Observatório da Educação da Capes, intitulado “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”. As pesquisas utilizaram, como referenciais teóricos e meto-dológicos, os pressupostos da pesquisa colaborativa, fundamentados em Desgagné (2007) e Ibiapina (2008). A pesquisa colaborativa diferencia-se de outras metodologias pelo seu caráter participativo, colaborativo e reflexivo, ou seja, tem uma dupla identidade: a pesquisa e a formação. Os resultados apontados nas pesqui-sas evidenciaram que a ação conjunta entre pesquisadores e professores da Educação Básica possibilitou movimentos participativos, colaborativos e reflexivos, possibilitando aos professores explorar e questionar os seus próprios saberes e práticas, além de propiciar o enfrentamento e a superação das necessidades apresentadas no desenvolvimento de suas práticas docentes.

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Publiée

2017-06-30

Comment citer

PEREIRA, P. S. Os movimentos reflexivos presentes nas pesquisas do núcleo UFMS no projeto em rede observatório da educação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 95–108, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.164. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/164. Acesso em: 27 nov. 2024.

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