Nova filantropia: negócios e mercados na formação continuada de professores
Mots-clés :
Políticas públicas, Formação de professores, MercadoRésumé
A oferta de cursos de formação continuada para professores tem aumentado nas últimas déca-das. Entre os fatores desse crescimento, estão: as novas competências exigidas no desenvolvimento da prática docente, pressões advindas de grupos sociais e ordenamentos estruturais do mundo contemporâneo traduzidas em “heterarquias”, redes que combinam diferentes instituições que cooperam entre si, influen-ciando as políticas para a área educacional. Outro fator é a geração de empregos. No setor educacional, há oferta e produção de uma variedade de produtos, entre eles, a formação continuada de professores é um comércio lucrativo para instituições privadas. Assim, o presente artigo discute as implicações decorrentes de um modelo de negócios envolvendo instituições privadas e públicas ofertando formação continuada para professores. Para compreensão desse fenômeno, apontamos como as políticas educacionais favorecem esse crescimento, apresentamos as redes de entrelaçamento entre o setor público e a iniciativa privada e discutimos elementos para repensarmos uma formação continuada que contribua para o crescimento pro-fissional dos professores.
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