A prática pedagógica do professor iniciante da educação básica como formadora de professores
Mots-clés :
Formação de professores, Professores iniciantes, Conhecimento e senso comumRésumé
Pensar sobre os professores iniciantes exige um olhar atento sobre o indivíduo, o conhecimento e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola de educação básica. Este artigo versa sobre tais tópicos, tendo como foco de estudo o professor iniciante, sua prática pedagógica e as relações estabelecidas junto aos supervisores escolares. Em sua pergunta norteadora, responde à seguinte questão: por que a prática pedagógica desenvolvida pelo professor iniciante no espaço da escola é formadora de professores? Dialética em seu método e de abordagem qualitativa, a pesquisa é explicativa quanto aos seus objetivos, utilizando-se do questionário aberto como instrumento para a coleta de dados. Fundamenta-se em autores como André (1996), Cunha (1995, 1998), Jaeger (2003), Marcelo García (1999), Martins (1997, 2008), Nóvoa (2009), Romanowski (2009, 2012), entre outros. Participaram desta investigação quatro professoras iniciantes da segunda fase do ensino fundamental de uma escola de educação básica do município de Curitiba, Paraná. A pesquisa aprofunda a temática dos professores iniciantes por meio de discussões acerca do indivíduo, senso comum, conhecimento, saberes experienciais e formação de professores. Procura contribuir com reflexões acerca dos processos de formação docente frente às discussões sobre professores iniciantes, papéis e função dos supervisores, licenciaturas, docência e formação de professores na educação básica.
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