Professores iniciantes: adentrando algumas pesquisas brasileiras

Autores/as

  • Célia Nunes
  • Solange Cardoso
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Palabras clave:

Professor iniciante, Formação de Professores, Desenvolvimento profissional

Resumen

A temática voltada para os estudos sobre os professores em início de carreira tem sido denosso interesse, já que atuamos no campo da formação de professores. Este trabalho apresenta um levantamento realizado em quatro bases de dados brasileiras e uma breve análise sobre pesquisas feitas no período de 2000 a 2010 cuja temática são os professores iniciantes. As bases de dados investigadas foram: reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no GT 8 - Formação de Professores, Revista Brasileira de Educação, Revista Educação e Sociedade e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. A seleção dos trabalhos foi realizada investigando a existência de descritores afins com o termo “professor iniciante” em títulos, resumos e/ou no trabalho integral. Por meio deste estudo, constatamos que a temática proposta ainda se encontra incipiente nas pesquisas do campo da formação de professores. No entanto, os estudos que abordam o tema têm apresentado importantes considerações, tais como: a evidência dessa ser uma etapa importante no desenvolvimento profissional docente; necessidade de ainda explorar aspectos pouco analisados, buscando compreender a complexidade dessa etapa na carreira docente.

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Citas

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Publicado

2018-07-05

Cómo citar

NUNES, C.; CARDOSO, S. Professores iniciantes: adentrando algumas pesquisas brasileiras. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 66–80, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/96. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos