Formação docente e democratização da gestão na escola pública

Autores/as

  • Maria José Ferreira Ruiz
  • Anieli Sandaniel
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Palabras clave:

Formação de Docente, Coordenação Pedagógica, Democratização da Gestão

Resumen

O objetivo do trabalho é discutir a importância da formação docente para atuar na coordenação pedagógica, entendida como função mediadora na construção do processo de democratização da gestão, na escola pública. Trata-se de um estudo bibliográfico que apresenta aspectos políticos e teórico-práticos da gestão democrática, discute a formação de docentes e a democratização da educação, contextualizando-as no processo de elaboração das políticas educacionais e da reestruturação das forças produtivas. Finalmente, apresenta as instâncias colegiadas como espaço que podem possibilitar a formação política dos sujeitos, contribuindo assim para a construção de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada, voltada para os interesses dos trabalhadores.

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Publicado

2014-06-30

Cómo citar

RUIZ, M. J. F.; SANDANIEL, A. Formação docente e democratização da gestão na escola pública. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 111–124, 2014. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/90. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos