Contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.539
Abstract views: 622 / PDF downloads: 621

Palabras clave:

Professor iniciante. Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada. Necessidades formativas.

Resumen

O artigo analisa as principais produções acadêmicas da Professora Marli André sobre o estudo dos professores iniciantes, selecionadas em seu CV Lattes, nas abas Projetos, Produções, Eventos e Orientações, por meio dos seguintes termos de busca: iniciante; principiante; ingressante; início da docência; indução profissional; e inserção profissional. Após analisar os trabalhos, apresenta destaques analíticos relacionados a: políticas e programas de inserção/indução profissional; conceitos-chave – desenvolvimento profissional docente; formação continuada; professores iniciantes, ingressantes e indução profissional; diretores iniciantes; necessidades formativas; e metodologia de pesquisa. Chama a atenção para a contribuição da produção de Marli André para a elaboração de políticas públicas e, em consequência, desautoriza as autoridades governamentais e das agências de fomento à pesquisa a alegarem a ausência de contribuição de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras para este mister. Finalmente, convida pesquisadores(as) interessados(as) na temática da construção profissional do início da docência a revisitarem o texto para complementá-lo ou debater a leitura exposta nele sobre as produções de Marli André.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ANDRÉ, Marli E. A. D. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (45): 66-71, maio 1983.

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v.42 n.145 p.112-129 jan./abr. 2012.

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.23. 2018.

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 35-49, out./dez. 2013.

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Políticas de formação continuada e de inserção à docência no Brasil. Educação Unisinos, Porto Alegre, 19(1):34-44, janeiro/abril 2015.

ANDRÉ, Marli Elisa D. A.; CALIL, Ana Maria G. C.; MARTINS, Francine de Paulo; PEREIRA, Marli Amélia Lucas. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.2, p. 505-520, jun./ago., 2017.

BARBOSA Rafael Conde; ALFONSI Selma; BACHIEGGA, Sylvia; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Um momento importante na formação dos licenciandos do pibid: a transição de aluno a professor e a constituição de sua identidade profissional. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 302-319. Maio, 2014.

BENEDITO, Vicente A.; IMBERNÓN, Francisco M.; FÉLEZ, Beatriz R. Necesidades y propuestas de formación del profesorado novel de la Universidad de Barcelona: profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, España, v. 5, n. 2, p. 1-24, 2001. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10481/19020>. Acesso em: 30 mar. 2013.

CALIL, Ana Maria G. C. A formação continuada no município de Sobral (CE). Tese de Doutorado em Educação - Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2014.

CALIL, Ana Maria G. C.; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 16, n. 50, p. 891-909, out./dez. 2016.

DINIZ, Thaís. Os percalços e necessidades no caminho do professor iniciante. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP, 2019.

FRANCISCO, Rosangela de Lima. Profissão diretor: contribuições de um curso semipresencial para a formação dos ingressantes da rede estadual de ensino de São Paulo. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP, 2020.

GIORDAN, Miriane Z.; HOBOLD Márcia de S.; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Professores iniciantes da rede municipal de ensino: formação continuada e os reflexos no desenvolvimento profissional. Revista Cocar, Belém/PA, vol 8, n. 16, p. 39-51. Ago-Dez, 2014.

GIORDAN, Miriane Z.; HOBOLD Márcia de S.; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental: indicação das necessidades formativas. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ Vol. 27, n.55/ p.308-326/ Mai-Ago. 2017.

GONÇALVES SIGNORELLI, Glaucia. Inserção profissional de egressos do Pibid: desafios e aprendizagens do início da docência. Tese de Doutorado em Educação -Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

HEES, Luciane Weber B. O início da docência de professores da Educação Superior. Tese de Doutorado em Educação -Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

HEES, Luciane Weber B.; ANDRÉ, Marli Elisa D. A.; SOUZA, Francislê Neri; BRITO, Dayse Cristine Dantas. Inserção de professores em início de carreira no Ensino Universitário. Indagatio Didactica, vol. 10 (5), dezembro 2018.

HUBERMAN, Michaël. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 31-61.

LIMA, Emília F. de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, maio/ago. 2015.

PRÍNCEPE Lisandra; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Condições de trabalho na fase de indução profissional dos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 60-80, jan./abr. 2019.

PRÍNCEPE Lisandra; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Fatores facilitadores e dificultadores do desenvolvimento profissional de professores iniciantes: uma análise das condições de trabalho. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez., 2018.

PRÍNCEPE, Lisandra. Condições de trabalho e desenvolvimento profissional de professores iniciantes em uma rede municipal de educação. Tese de Doutorado em Educação - Psicologia da Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2017.

SIGNORELLI, Glaucia; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a inserção profissional de professoras iniciantes. Rev. Devir Educação, Lavras, vol.3, n.2, p.27-52 jul./dez., 2019.

SILVA, Cristiane Ferreira da. Necessidades Formativas dos diretores de escola iniciantes na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP, 2018.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

LIMA, E. F. de . Contribuições da professora Marli André para a produção de conhecimento sobre professores iniciantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 101–118, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.539. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/539. Acesso em: 27 nov. 2024.