O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?

Autores/as

  • Cláudio Lúcio Mendes Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Paola Luzia Gomes Prudente Universidade FUMEC.
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Palabras clave:

Formação inicial, Educação Física, Currículo

Resumen

Neste artigo, tivemos como objetivo explicitar como são interpretadas – no currículo dos cursos superiores de Educação Física da região Centro-oeste de Minas – as normatizações constantes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores do Conselho Nacional de Educação. Metodologicamente trabalhamos com: análises documentais (para a compreensão dos momentos que marcaram a trajetória dos cursos de Educação Física das referidas instituições) e entrevistas semiestruturadas (com o fim de captar atitudes, valores e opiniões dos entrevistados). Ao longo das análises, observamos a necessidade de mais pesquisas que abordem essas discussões, pois as interpretações das diretrizes, muitas vezes, passam por um desconhecimento da normatização e se baseiam em noções do senso comum circulantes na Educação Física. Concluímos que os processos de reestruturação curricular foram significativos momentos de disputas políticas que vão além do senso comum, mas não escapam de visões do senso comum.

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Publicado

2018-06-19

Cómo citar

MENDES, C. L.; GOMES PRUDENTE, P. L. O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 70–84, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/47. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

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