Unión de profesores universitarios y la contra reforma universitaria neoliberal: casos de Argentina, Brasil, Colombia y México
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.262Palabras clave:
Contra-reforma universitaria, Educación superior en América Latina, Historia de la educación, Docencia universitaria sindicalResumen
O artigo elenca comparativamente elementos quanto à formação das entidades sindicais docentes universitárias de quatro países latino-americanos (Argentina, Brasil, Colômbia e México): gênese, organização e trajetória. Está estruturado a partir de depoimentos de docentes participantes da vida sindical e política destas entidades, bem como da análise documental (primária e secundária) coletada durante as viagens. A análise da atividade sindical e política prioriza o período de implementação das contrarreformas neoliberais durante a década de 1990, que apesar de caracterizar-se por expansão das matrículas, cursos e disciplinas, resultaram em claro retrocesso para a da autonomia universitária, da assistência estudantil e na degradação das condições de ensino, pesquisa, com a consequente intensificação, precarização e o maior controle do trabalho docente. Simultaneamente o modelo neoliberal imposto direcionou a formação de mão de obra para o mercado e visou ampliar a dependência cultural e tecnológica em relação aos desenvolvidos.
Palavras Chave – Contrarreforma universitária; Educação superior na América Latina; História da educação; Sindicalismo docente universitário
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