Universidade e Escola Básica: Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos

Autores/as

  • Mercedes Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.162
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Palabras clave:

Trabalho colaborativo, ensino da matemática, grupo

Resumen

Este artigo é sobre o projeto em rede Observatório da Educação, núcleo Universidade Federal de Alagoas. Durante o período de 2013 a 2016 a universidade desenvolveu trabalho colaborativo com duas escolas esta-duais de educação básica, em Maceió. O grupo contou com a participação de três estudantes da licenciatura em matemática, três pedagogas: gestora, coordenadora e professora do 5º ano do ensino fundamental, uma professora de matemática e uma doutoranda. Durante este período a pedagoga, docente no 5º ano do ensino fundamental e a professora de matemática trabalharam em parceria objetivando favorecer a aprendizagem matemática dos alunos. Também foram desenvolvidas oficinas pedagógicas para os professores das escolas e oficinas de reforço para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e médio. A experiência se mostrou profícua para todo o grupo que buscou entender o cotidiano escolar e buscar soluções possíveis para os problemas reais da aprendizagem escolar.

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

CARVALHO, M. Universidade e Escola Básica: Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 65–76, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.162. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/162. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos