A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações

Autores/as

  • Júlio Emílo Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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Palabras clave:

Epistemologia da experiência, Formação de professores, John Dewey

Resumen

Este artigo sistematiza os primeiros pensamentos do autor sobre aquilo que ele denomina “epistemologia da experiência na formação de professores”. Para tal, baseia-se, principalmente, na obra de John Dewey – um dos primeiros a advogar por uma teoria ou filosofia da experiência na educação. A defesa dessa ideia busca não reproduzir a tradicional dicotomia entre teoria e prática na formação de educadores e, por conseguinte, pensar em estratégias mais amplas para a preparação dos profissionais da educação.

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Publicado

2010-05-15

Cómo citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–93, 2010. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/15. Acesso em: 27 nov. 2024.

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