Saberes da ação pedagógica de professores de educação física

Autores/as

  • José Angelo Gariglio

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.139
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Palabras clave:

Formação de professores, Saberes da ação pedagógica, Educação Física

Resumen

O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa que teve como objeto de investigação a análise dos saberes da ação pedagógica de professores de Educação Física (EF). A pesquisa foi realizada com três professores/as (dois homens e uma mulher) e contou com vários instrumentos de coleta de dados, como entrevistas, observação do trabalho cotidiano dos professores e análise documental. A investigação teve como referencial teórico-metodológico central os conceitos advindos dos estudos que tratam da epistemologia da prática profissional. Os resultados do estudo apontam que esses professores edificam saberes profissionais de tipo singular aos conhecimentos acadêmicos. O estudo mostra, ainda, que o processo de construção dos saberes da ação pedagógica revelou-se fortemente articulado à especificidade pedagógica da disciplina a qual os professores pertencem.

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Publicado

2016-12-31

Cómo citar

GARIGLIO, J. A. Saberes da ação pedagógica de professores de educação física. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 11–32, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.139. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/139. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos