Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática

Autores/as

  • Marilia Marques Mira
  • Joana Paulin Romanowsi
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Palabras clave:

Professor iniciante, Programas de inserção profissional, Políticas de formação de professores

Resumen

Este texto aborda um estudo sobre programas de inserção profissional para iniciantes. Considera como questões: que programas existem? Como são organizados? Qual é o impacto desses programas na melhoria escolar? O objetivo do estudo é analisar a produção científica do IV Congreprinci (2014). Para isso, a partir dos trabalhos publicados nos anais do evento, foram tomados como foco de análise seis artigos que se referem ao desenvolvimento e avaliação de programas de inserção profissional para o professorado principiante e aos efeitos desses programas na melhoria escolar. Autores como André (2012), Gatti (2012), Marcelo Garcia (1999, 2008) e Romanowski (2012) constituíram o aporte teórico. Os resultados revelaram a existência de poucos programas de inserção profissional, evidenciando a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o tema e de proposição de ações mais efetivas envolvendo escolas, redes de ensino e universidades, que contribuam para promover o desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

2015-12-31

Cómo citar

MIRA, M. M.; ROMANOWSI, J. P. Programas de inserção profissional para professores iniciantes: revisão sistemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 85–98, 2015. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/124. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos