Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização

Autores/as

  • Doris Pires Vargas Bolzan
  • Andressa Wiebusch
  • Maria Talita Fleig
  • Silvana Martins de Freitas Millani
  • Giovana Medianeira Fracari Hautrive
  • Camila Fleck dos Santos
Abstract views: 351 / PDF downloads: 332

Palabras clave:

Concepções docentes, Circuito de atividades diversificadas, Alfabetização

Resumen

Este trabalho é o resultado de uma investigação desenvolvida por um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós‐Graduação em Educação de uma universidade pública do interior do Rio Grande do Sul (RS). O projeto objetivou investigar as concepções docentes acerca da leitura e da escrita a partir das práticas alfabetizadoras que foram desenvolvidas na oficina de letramento vinculada ao Programa Mais Educação de uma escola do sistema municipal do RS, em 2013. Primeiramente, apresentamos o processo de acompanhamento de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que participaram dos circuitos de atividades diversificadas de leitura e escrita. Posteriormente, destacamos os encontros quinzenais na universidade como um espaço promovido pelo grupo para a interação entre os envolvidos com a pesquisa, estudantes da universidade e professores de escolas, favorecendo a reflexão compartilhada acerca dos saberes e fazeres envolvidos no processo de alfabetização. A abordagem metodológica que sustentou esta pesquisa é de cunho qualitativo sociocultural, fundamentada na atividade discursiva/ narrativa. Na análise, apresentamos as narrativas docentes, evidenciando como resultado as concepções sobre a ação pedagógica no contexto da alfabetização, a partir do reconhecimento e da problematização das hipóteses e das construções infantis acerca do processo de leitura e escrita, destacando os momentos de compartilhamento como provocadores de novos saberes professorais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

BOLZAN, D. P. V.; WIEBUSCH, A.; FLEIG, M. T.; MILLANI, S. M. de F.; HAUTRIVE, G. M. F.; SANTOS, C. F. dos. Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 85–96, 2015. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/115. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos