Vol. 11 No. 22 (2019): (setembro / dezembro) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					View Vol. 11 No. 22 (2019): (setembro / dezembro) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 22, do volume 11 referente aperiodicidade de Setembro – Dezembro de 2019. 

Para esse número que contamos com a publicação de um dossiê de pesquisas sobre as questões Étnicas Raciais na formação do Professor, organizado pelo Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos, quem divide comigo a apresentação desta publicação.   Desta forma os artigos que compõem esse número são reflexões de temáticas do referido dossiê e de artigos da demanda espontânea, oriundos de diversas da área da formação e do ensino. 

A partir da promulgação da Lei Federal nº 10.639/2003, a qual alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394) para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e da instituição das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” pelo Conselho Nacional de Educação em 2004, nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil houve um incremento de projetos de pesquisa sobre as relações étnico-raciais e o problema do racismo no Brasil. O nosso dossiê sobre formação de professores e questões étnico-raciais traz cinco (5) trabalhos que são resultados de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Pernambuco. Essas pesquisas têm como objetivo principal oferecer aportes teóricos, críticos e pedagógicos para a formação de professores. Além disso, os trabalhos nos oferecem um nível de conhecimento sobre os limites e os desafios da implementação das questões étnico-raciais no currículo escolar.

Published: 2019-12-02

Presentation

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino; Erisvaldo Pereira Santos (Author)
    Abstract views: 651 / PDF downloads: 335
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.292

Articles

  • The challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education

    Erisvaldo Pereira dos Santos, Ludmila Costa Meira (Author)
    Abstract views: 1297 / PDF downloads: 757
    13-20
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
  • Teacher training and ethnic-racial relations: reflections in the context of Law No. 10.639/03

    ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, Luanda Martins Campos, Lucileide Martins Borges Ferreira (Author)
    Abstract views: 688 / PDF downloads: 573
    21-30
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.263
  • Continuing training for ethnic and racial diversity: repercussions on the pedagogical practices of teachers from Contagem, Minas Gerais

    Silvani dos Santos Valentim, Jackson Almeida Leal (Author)
    Abstract views: 1174 / PDF downloads: 901
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.280
  • Law nº 10. 639/2003 and some implementations for their implementation in schools: a highlight for the specific formation of teachers in the area of care related to ethnic-racial relations in Maranhão

    Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Walter Rodrigues Marques, Luis Félix de Barros Vieira Rocha (Author)
    Abstract views: 1318 / PDF downloads: 1473
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.265
  • LAW 10.639 / 2003: PATHWAYS FOR DEVELOPING EPISTEMIC / RELIGIOUS RACISM IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

    Gustavo Jaime Filizola, Denise Maria Botelho (Author)
    Abstract views: 1723 / PDF downloads: 2201
    59-78
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.251
  • Agreements and disagreements in the formation of teachers to work with gifted students

    Carina Alexandra Rondini (Author)
    Abstract views: 1682 / PDF downloads: 1224
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.246
  • Monitoria como espaço de formação docente inicial em Biologia sensível à diversidade cultural

    Geilsa Costa Santos Baptista, Laryssa Carneiro Santos (Author)
    Abstract views: 703 / PDF downloads: 478
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.284
  • Teacher training at the superior normal School of Cartagena de Indias, 2002 - 2010

    Marlém Rativa-Valendia (Author)
    Abstract views: 488 / PDF downloads: 691
    111-124
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.285
  • Teacher assessment and the implications on the professional development: a systematic review

    Mário Rui Macedo, Fátima Paixão, Carlota Fernandes Tomaz (Author)
    Abstract views: 841 / PDF downloads: 764
    125-142
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.275
  • University teacher union and the neoliberal university counterfeit: cases of Argentina, Brazil, Colombia and Mexico

    Carlos Bauer, Luís Paiva (Author)
    Abstract views: 517 / PDF downloads: 347
    143-156
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.262