O estágio supervisionado em ensino de ciências como espaço para a mobilização dos saberes docentes
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.397Keywords:
Saberes docentes. Estágio Supervisionado. Ensino de Ciências.Abstract
O presente é dedicado a investigar indícios de mobilização/desenvolvimento dos saberes docentes nos licenciandos de Ciências Naturais a partir da disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências 1 da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados os relatos de medos e expectativas quanto a realização do estágio e os portfólios elaborados pelos licenciandos, tais materiais constituíram o corpus da investigação e foram submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicaram que ao longo do estágio foram mobilizados e desenvolvidos diversos saberes pelos licenciandos, influenciados pelas vivências e experiências no contexto da escola, mas também pelas trocas e reflexões provocadas pelos professores colaboradores e pelo supervisor de estágio na universidade. Esse contato entre jovens e experientes na profissão possibilita confrontar, validar, ressignificar e desenvolver diversos saberes.
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