Percepções de uma professora iniciante acerca das contribuições da pesquisa em sua formação inicial para o ensino de matemática

Authors

  • Fernando Schlindwein Santino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Presidente Prudente-SP.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.359
Abstract views: 722 / PDF downloads: 657

Keywords:

Formação Inicial de Professores. TCC em Educação Matemática. Início da Docência.

Abstract

Compreender em que medida a pesquisa de trabalho de conclusão de curso, desenvolvida na licenciatura em Pedagogia, contribuiu para a prática pedagógica de uma professora que ensina Matemática em seus primeiros anos de carreira é o objetivo deste artigo. A investigação classifica-se como qualitativa, com análise interpretativa. A produção de dados deu-se a partir de uma entrevista semiestruturada com uma docente que atuava em uma instituição pública de ensino no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados evidenciaram que o TCC em Educação Matemática, mobilizou elementos relacionados a construção do início da carreira, tais como: a) mudança de atitude em relação ao conhecimento matemático; b) desenvolvimento de autonomia profissional, perante o papel da pesquisa na formação inicial, incentivando para a formação continuada; c) superação do "choque com o real" no início da docência e; d) a mudança de atitudes, dado que possibilitou uma abordagem da Matemática de forma lúdica.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ALRØ, H; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando de A. Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, A. M. Identidade em construção: investigando professores na prática da avaliação escolar. São Paulo: EDUC; Santa Catarina: Univali, 2001.
BORBA, M. C. A ideologia da certeza em Educação Matemática. In: Ole Skovsmose. (Org.). Educação Matemática Crítica: a questão da Democracia. 1ed.Campinas: Papirus, 2001, v. 1, p. 127-148.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-objetivos-de-aprendizagem-e-desenvolvimento-para-a-educacao-infantil. Acesso em: 12, mai. 2019.
_______, MEC/SEF. Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: D.F., 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 05, mai. 2019.
CIRÍACO, K. T. Professoras iniciantes e o aprender a ensinar matemática em um grupo colaborativo. 2016. 334f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP, Presidente Prudente. 2016.
CIRÍACO, K. T.; ZENERATI, F. R. Professoras da Educação Infantil e os princípios do cuidar/educar na prática docente. Revista Formação Docente. v. 7, n. 2 (2015). Disponível em: http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/fdc/article/view/791/703. Acesso em: 10, mai. 2019.
CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC/SP. 2004.
CURI, E. PIRES. C.M.C. Pesquisas sobre a formação de professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 151-189, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/1655/1065. Acesso em: 30, marc. 2020.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto Editora, 1997.
FAUSTINO, A. C. "Como você chegou a esse resultado?": o diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Instituto de Geociências e Ciências Exatas Câmpus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 2018.
GAMA, R. P. Professores iniciantes e o desenvolvimento profissional: um olhar sobre as pesquisas acadêmicas brasileiras. In: FIORENTINI, D.; GRANDO, R. C.; MISKULIN, R. G. S. (Orgs.). Práticas de Formação e de Pesquisa de Professores que Ensinam Matemática. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2009. p.101-124.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (coord). Vidas de professores. Porto – Portugal: Porto editora, 1995. p. 31-61.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. PERSPECTIVA. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 22, p. 105-128. 1994 Disponível em: https://www.inesul.edu.br/professor/arquivos_alunos/doc_1311627204.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.
MANZINI, E.J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiro. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais...Bauru: USC, 2004. CD – ROOM. ISBN:85-98623-01-6. 10p.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução de Isabel Narciso. Porto, PT: Porto, 1999.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUSFCar. 2003.
NEVES, C. S. de V. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2011.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Porto Ed., 2007, p.11-30.
OSTETTO, L. E; KOLB-BERNARDES. R. Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficas. Pro-Posições. V. 26, n.1 (76) P.161 – 178. Jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n1/0103-7307-pp-26-01-0161.pdf. Acesso em: 12, ago. 2018.
PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estud. av. [online]. 2018, vol.32, n.94, pp.119-135. ISSN 0103-4014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00119.pdf. Acesso em: 01, mar. 2019.
PEREIRA, C. C. M. O início de carreira de duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental e o ensino da matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, PR, v.4, n.6, p.177-198, jan.-jun. 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/rpem/documentos/v4n6/artigo_09.pdf. Acesso em: 03, nov. 2019.
ROCHA, G. A. Por uma política institucional comprometida com o início da carreira docente enquanto um projeto coletivo. In: 29ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu/MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt08-2611-int.pdf. Acesso em: 03, mar. 2020.
SANDER, G. P. Pró-Letramento: um estudo sobre a resolução de problemas e as atitudes em relação à Matemática apresentadas por professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FC/UNESP, Bauru-SP. 2014.
SILVA, E. T. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo, Cortez: Autores Associados. 1981.
SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. – Campinas, SP: Papirus, 2014.
SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEENMAN, S. Problemas percebidos de professores iniciantes. Review of educational Research, v. 54, n.2. 1984, p. 39-68.
ZORTÊA, G. A. P. Conhecimentos "de" e "sobre" Geometria de duas professoras iniciantes no contexto de um grupo colaborativo. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FEIS/UNESP. 2018.

Published

2021-04-15

How to Cite

SCHLINDWEIN SANTINO, F. .; TEODORO CIRÍACO, K.; CAROLINA FAUSTINO , A. Percepções de uma professora iniciante acerca das contribuições da pesquisa em sua formação inicial para o ensino de matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 45–66, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.359. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/359. Acesso em: 27 nov. 2024.