TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS COLOCADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e759Palavras-chave:
EAD, Escola, Formação de professores, Política, TecnologiaResumo
O presente artigo aborda uma reflexão sobre a formação de professores, com foco na construção do conhecimento, na dimensão pedagógica e na utilização didática de recursos tecnológicos. A corrente concepção de técnica, de viés positivista, aparece curiosamente casada com o tendencial relativismo teórico da chamada “pós-modernidade”. Tal relação tende, na prática, a colocar essa concepção da técnica no posto de comando do processo de ensino e de aprendizagem, velando a dimensão política do processo educativo. Nos cursos na modalidade a distância, essa tendência pode se agravar em razão da maior participação dos recursos tecnológicos voltados para a educação. Como possibilidade de enfrentamento dessas contradições, o artigo encoraja à necessidade de retomada de uma reflexão mais ampla sobre a escola e a educação formal, incluído aí o papel docente.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. “Conceito de Iluminismo”. In: ADORNO, Theodor. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. L’école capitaliste en France. Paris: François Maspero, 1971.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
ENGELS, Friedrich. “Carta a Mehring”. In: ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Obras Escogidas. Moscou: Progresso, vol III, 1974.
ESPINOSA, Baruch. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
EVANGELISTA, João. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-318, p. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200002
POULANTZAS, Nicos. Pouvoir Politique et classes sociales. Paris: Maspero, 1968
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8ed. Porto: Edições Afrontamento, 1996.
VARGAS, Milton. Para uma filosofia da Tecnologia, Editora Alfa Omega, 1994.
VARGAS, Milton (org.). História da Tecnica e da Tecnologia no Brasil. Editora UNESP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cesar Mangolin de BARROS, Elisabeth dos Santos TAVARES, Carlos Vieira BORBA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.