Novas tecnologias na formação inicial docente: o moodle, como recurso de apoio ao estágio
Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Moodle, Ferramentas de Comunicação e InteraçãoResumo
Este artigo tematiza as interações de ensino-aprendizagem mediadas pelos recursostecnológicos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e seu objetivo é relatar e discutir uma experiência de uso do Moodlecomo recurso de apoio à disciplina Estágio Supervisionado da Licenciatura em Letras de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). O relato aborda os momentos de implantação e aprimoramentos da interface e dos recursos do AVA, tendo em vista os objetivos da formação específica em estágio. Na discussão, enfatiza-se que conteúdos e orientações virtuais devam estar estreitamente vinculados ao design instrucional da disciplina presencial, o que pode levar à adaptação de finalidades de ferramentas de comunicação e interação. Em relação aos resultados obtidos, foi possível observar a ampliação das possibilidades de uso do AVA de estágio acompanhado no curso de Letras, com destaque para a criação de novas redes de interação e colaboratividade entre os próprios alunos e entre os alunos e o professor da disciplina.
Downloads
Referências
ALVES, L. O ambiente Moodle como apoio ao ensino presencial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais eletrônicos do Congresso Internacional de Educação a Distância Florianópolis: 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/ trabalhos.htm>. Acesso em: 20 abr. 2014.
BARBOZA, A. C. C. O uso do Moodle como apoio no Estágio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 14.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA DO IP/PUC: RESUMO DE COMUNICAÇÃO, 5., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: Ed. da PUC-SP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2014.
BARBOZA, A. C. C. Formação de novos talentos. In: NUNES, C. M. F.; ALVES, K. S. Em busca de Novos Talentos: experiências pedagógicas na interação universidade e educação básica. Ouro Preto: Ed. da UFOP, 2014. p. 173-191.
CARVALHO, A. A. P.; STRUCHINER, M. Um ambiente construtivista de aprendizagem à distância: estudo da interatividade, da cooperação e da autonomia em um curso de gestão descentralizada de Recursos Humanos em Saúde. Associação Brasileira de Educação a Distância: Midiateca, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/701/2005/11/um_ambiente_construtivista_de_ aprendizagem_a_distancia_estudo_da_interatividade,_da_cooperacao_e_da_autonomia_em_um_cur-so_de_gestao_descentralizada_de_recursos_humanos_em_saude_ >. Acesso em: 20 abr. 2014.
DELGADO, L. M. M.; HAGUENAUER, C. J. Uso na plataforma Moodle no apoio ao ensino presencial: um estudo de caso. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 11-26, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5 B%5D=96>. Acesso em: 20 abr. 2014.
FILATRO, A.; PICONEZ, S. C. B. Design instrucional contextualizado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/ por/pdf/049-TC-B2.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.
MICHELON, G. A. Uma abordagem sobre duas ferramentas virtuais aplicadas ao ensino presencial: Moodle e Gradenet. Revista Ciências Exatas e Naturais, v. 10, n. 2, p. 221-236, jul./dez. 2008. Disponível em: < http://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/710/883>. Acesso em: 20 abr. 2014.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3; 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/downlo-ad/10542/7012>. Acesso em: 20 abr. 2014.
SALVADOR, J. A.; GONÇAVES, J. P. O Moodle como ferramenta de apoio a uma disciplina presencial de Ciências Exatas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 34., 2006, Passo Fundo. Anais... Disponível em: <http://www.dee.ufma.br/~fsouza/anais/arquivos/7_243_365.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.
SEMEGUINI-SIQUEIRA, I.; BEZERRA, G. G.; GUAZZELLI, T. Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 111, p. 563-583, abr./ jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a14.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.