A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso
Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino Religioso, Perfil PedagógicoResumo
A presença do Ensino Religioso no currículo escolar tem sido atribulada. Daí a importância de se conhecer a história do Ensino Religioso como componente curricular e compreender o processo de formação e profissionalização dos docentes. Inicialmente, o artigo aponta aspectos da formação dos profissionais da educação e sua identidade docente para traçar um paralelo com a formação do professor de Ensino Religioso. Apresenta pesquisas do tipo “estado da arte”, que compreendem o período entre 1995 e 2010 em relação à oferta de cursos de formação e produção científica. As pesquisas no campo da formação de professores para o Ensino Religioso no cenário brasileiro discutem com maior ênfase a formação continuada. Percebe-se a ausência de uma reflexão sistematizada para verificação da atuação do egresso junto à prática pedagógica. Contudo, fica evidente que o Ensino Religioso se configura como uma área de estudos e comunidade de cientistas que se empenha na pesquisa e na extensão.
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