A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
  • Edile Maria Fracaro Rodrigues
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Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Religioso, Perfil Pedagógico

Resumo

A presença do Ensino Religioso no currículo escolar tem sido atribulada. Daí a importância de se conhecer a história do Ensino Religioso como componente curricular e compreender o processo de formação e profissionalização dos docentes. Inicialmente, o artigo aponta aspectos da formação dos profissionais da educação e sua identidade docente para traçar um paralelo com a formação do professor de Ensino Religioso. Apresenta pesquisas do tipo “estado da arte”, que compreendem o período entre 1995 e 2010 em relação à oferta de cursos de formação e produção científica. As pesquisas no campo da formação de professores para o Ensino Religioso no cenário brasileiro discutem com maior ênfase a formação continuada. Percebe-se a ausência de uma reflexão sistematizada para verificação da atuação do egresso junto à prática pedagógica. Contudo, fica evidente que o Ensino Religioso se configura como uma área de estudos e comunidade de cientistas que se empenha na pesquisa e na extensão.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

JUNQUEIRA, S. R. A.; RODRIGUES, E. M. F. A relação entre a formação do professor e a identidade do ensino religioso. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 121–135, 2013. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/79. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos