O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ATIVIDADE MEDIADORA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.621Palavras-chave:
Curso de pedagogia, Estágio curricular, Mediação, Atividade, Processo formativoResumo
O presente artigo trata do estágio curricular desenvolvido no curso de pedagogia, em uma instituição pública estadual paulista, implantado em 2002. Tem como objetivo analisar o estágio de didática II, apoiando-se em mediadores essenciais, tais como o diálogo, o pensamento crítico e analítico e a ação coletiva. Fundamenta-se no método do materialismo histórico-dialético, situando as categorias mediação e atividade, e utiliza o ensaio teórico como base metodológica na análise do referido tema. Considerar o estágio curricular como campo de conhecimento implica aferir-lhe um estatuto epistemológico que rompa com sua tradicional concepção, ou seja, a de ser atividade prática instrumental assentada em modelos que reduzem a atividade docente a um fazer artesanal. Conclui-se que a compreensão do estágio como elemento mediador do desenvolvimento docente, apresentada neste artigo, contribui para pensar a formação inicial do professor com base em perspectiva mais complexa e processual.
Downloads
Referências
BEZERRA, D. R. S. B. O processo de apropriação da Política da Educação do Campo por profissionais de uma escola do interior do estado de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP nº 28/2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/CNE, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília: MEC/CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 26 abr. 2022.
CORRÊA, B. C. Experiências de estágio em um curso de pedagogia: vivências e desafios em busca de uma formação de qualidade. In: ARAUJO, E. S.; PACÍFICO, S. M. R. (org.). Docência e gestão: a aprendizagem em situação de estágio. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2010. p. 27-39.
LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do psiquismo humano. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIMA, M. S. L.; AROEIRA, K. P. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro reflexivo dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. In: GOMES, M. de O. (org.). Estágio na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 67-81.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
OLIVEIRA, R. N. C. A mediação na prática profissional do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 26, p. 79-93, 1988.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2001.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
PIMENTA, S. G.; SEVERO, J. L. R. L. A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores (as): desafios epistemológicos e curriculares. In: PIMENTA, S. G; SEVERO, J. L. R. de L. (org.). Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2021. p. 39- 72.
SÃO PAULO. Universidade de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2021.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, p. 26-43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463. Acesso em: 30 mar. 2022.
SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Programa de formação de professores da USP. São Paulo: Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Praxis. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos 33 psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas: Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Madrid: Visor, 1995. v. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Noeli Prestes Padilha RIVAS, Cristina Cinto Araujo PEDROSO, Delma Rosa dos Santos BEZERRA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.