Políticas de formação de formadores para educação de jovens e adultos (EJA) no plano nacional de educação PNE 2014-2024
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.133Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Formação de Formadores, Plano Nacional de Educação, Políticas EducacionaisResumo
A formação de formadores representa antigo desafio e relaciona-se à eficácia das políticas educacionais implementadas pelo Estado brasileiro. O PNE constitui-se em importante instrumento para enfrentar os desafios impostos à área educacional, entre eles os da formação de formadores da EJA. O objetivo deste trabalho é analisar conquistas e perdas do processo coletivo que precedeu o PNE 2014-2024, suas contradições, desafios e possibilidades nas instâncias locais e estaduais, no que se refere à formação de formadores para a EJA. O foco recai na responsabilização das universidades e demais instituições de educação superior para com a formação do professor da EJA, nem sempre contemplada nos projetos pedagógicos das licenciaturas. A história demonstra a necessidade de priorização da educação básica, especialmente da EJA, frente às novas demandas do sistema educacional articulado que se quer construir com a participação ativa dos formadores de formadores num processo contextualizado e pertinente.
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