Nova filantropia: negócios e mercados na formação continuada de professores
Palavras-chave:
Políticas públicas, Formação de professores, MercadoResumo
A oferta de cursos de formação continuada para professores tem aumentado nas últimas déca-das. Entre os fatores desse crescimento, estão: as novas competências exigidas no desenvolvimento da prática docente, pressões advindas de grupos sociais e ordenamentos estruturais do mundo contemporâneo traduzidas em “heterarquias”, redes que combinam diferentes instituições que cooperam entre si, influen-ciando as políticas para a área educacional. Outro fator é a geração de empregos. No setor educacional, há oferta e produção de uma variedade de produtos, entre eles, a formação continuada de professores é um comércio lucrativo para instituições privadas. Assim, o presente artigo discute as implicações decorrentes de um modelo de negócios envolvendo instituições privadas e públicas ofertando formação continuada para professores. Para compreensão desse fenômeno, apontamos como as políticas educacionais favorecem esse crescimento, apresentamos as redes de entrelaçamento entre o setor público e a iniciativa privada e discutimos elementos para repensarmos uma formação continuada que contribua para o crescimento pro-fissional dos professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.